Translate

domingo, 26 de dezembro de 2010

Crie seus mapas conceituais

Mapas conceituais são uma boa forma de apresentar e esquematizar conteúdos, seja para artigos científicos, monografias, dissertações ou como um resumo do conteúdo para seus estudantes. 
A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos parecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos.
É possível fazer essas mapas em vários programas, como o Word, mas exige paciência. Com o Cmap Tools, essa tarefa é facilitada, pois o programa é bastante completo e intuitivo. Apesar de parecer complexo, vale a pena investir um pouco de tempo para aprender a usá-lo.

Dica 1: É possível inserir imagens no fundo dos mapas mentais utilizando programas como Gimp e Fotoshop. Para tanto, basta salvar seu mapa conceitual como imagem, abri-lá no editor de imagens e soltar a criatividade.
Dica 2: Depois de criar seu mapa conceitual e salvá-lo como imagem, é melhor utilizar programas como o Word para dar os ajustes finais, como títulos, legendas, caixas de contorno etc.  
Dica 3: A Cmap Tools disponibiliza aqui uma página de ajuda, em inglês. 

Baixe aqui o Cmap Tools.
*Para baixar o programa é necessário fazer um cadastro, mas nada complicado. 
** O programa funciona em Windows (do 2000 ao 7), MAC OS X, Linux e Solaris.  
*** Tamanho do arquivo: 70 mb.
**** Nos computadores das escolas estaduais do Paraná, o Cmap Tools geralmente já está instalado.

Baixe aqui um manual em português do Cmap. 

Exemplo de mapa conceitual que criei para um artigo sem o acabamento final, que fiz usando o Word. 


Usou o Cmap Tools e quer comentar? Fique a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário