Translate

segunda-feira, 21 de março de 2011

As 10 cidades mais poluídas do mundo

A partir de uma matéria da revista "Os Caminhos da Terra" de novembro de 2007 e de relatórios elaborados pela Cruz Verde Suíça e o Instituto Blacksmith, apresento-lhes as 10 cidades mais poluídas do mundo! E olha que Cubatão/SP não está nessa lista, pra se ter uma ideia da encrenca. Os campeões são os chineses e os antigos soviéticos (comunistas: sempre preocupados com o meio ambiente...).

10. Kabwe - Zâmbia
Até 1987, abrigou uma das maiores fundições de chumbo do mundo. Crianças que brincam em terras perto das extintas operações tem níveis quase letais de envenenamento. 


Kabwe - Zâmbia.


9. Chernobyl - Ucrânia
Em 1986, Chernobyl foi cenário do pior acidente nuclear da história. As partículas radioativas liberadas, incluindo urânio, plutônio, césio, entre outros metais, fizeram disparar os casos de câncer, principalmente de tireóide. Como medida para amenizar o problema, 5 milhões de hectares de terras próximo a usina foram inutilizados.

Chernobyl - Ucrânia.

8. Norilsk - Rússia
Quase todo o níquel utilizado no mundo sai de Norilsk. A neve da região fica cinza e o ar tem gosto de enxofre! Desde novembro de 2001, a cidade está fechada para estrangeiros.

Norilsk - Rússia.
7. Dzerzinsk - Rússia
Foi um dos mais importantes centros de produção de armas químicas durante a Guerra Fria. Devido a contaminação do solo, seus habitantes tem uma das menores expectativas de vida do mundo: mal chegam aos 45 anos.

Dzerzinsk - Rússia.
6. La Oroya - Peru
Cidade da América do Sul, La Oroya está na lista graças às minas de chumbo, zinco e cobre pertencentes a Doe Run (empresa dos EUA). Pesquisam apontam que 99% das crianças apresentam níveis de chumbo no sangue acima do "tolerável". 

La Oroya - Peru.
5. Vapi - Índia
Depósito dos resíduos de mais de mil indústrias, incluindo petroquímicas e de pesticidas, a água da região contém 100 vezes mais mercúrio que o "aceitável", elevando o número de abortos espontâneos e os casos de câncer.

Vapi - Índia.

4. Sukinda - Índia
Olha a Índia aí de novo! Na cidade há o Rio Brahma (homenagem à divindade suprema do hinduísmo) que armazena 30 milhões de toneladas de resíduos cancerígenos lançados por uma mina de cromita (grande homenagem!). 80% das mortes locais estão ligadas as atividades da mina. 

Sukinda - Índia.

3. Tianying - China 
Cerca de 160 mil pessoas estão contaminadas por causa da concentração de chumbo no ar da cidade. Retardo mental e anemia estão entre os problemas que atingem a população. 

Tianying - China.

2. Linfen - China 
A necessidade de carvão para o crescimento econômico da China traz muitos problemas. A poluição no ar da cidade causa inconfortáveis casos de pneumonia e câncer de pulmão. A arsenicose ali já é tratada como epidemia.  

Linfen - China.

1. Sumqayit - Azerbaijão 
Não, não é Tromaville (a cidade do Vingador Tóxico) a cidade mais poluída do mundo! Herdeiros do legado tóxico da indústria soviética, os 275 mil habitantes de Sumqayit ainda sofrem por conta das 10 mil toneladas de gases nocivos lançados na atmosfera pelas 40 fábricas de produtos químicos da época comunista. A incidência de câncer é 51% maior ali que no resto do país.
Sumqayit - Azerbaijão.


Visualize no mapa abaixo as 10 cidades:


Visualizar As 10 cidades mais poluídas do mundo! em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário