Você consegue imaginar Curitiba há 75 anos? Será que o que você conhece da cidade já existia em 1936?
1936: Graf Zeppelin sobre a região da Boca Maldita e Rua XV. Esse prédio maior ainda existe e nele, atualmente, funciona uma faculdade. |
Nessa época Curitiba tinha, aproximadamente, 135 mil habitantes e as paisagens eram bem diferentes.
Para termos ideia, apresento dois vídeos que pertencem ao Acervo da Fundação Cultural de Curitiba. Eles tiveram origem de um projeto da Caixa Econômica Federal que pretendia filmar cidades e agências bancárias pelo Paraná. Disso resultou o filme "Cidades do Paraná", de autoria de João Baptista Groff. As tomadas aéreas podem ter sido feitas do Graf Zeppelin, em sua passagem pela cidade em 1936.
Aparecem nos vídeos cenas do cotidiano na Rua XV de Novembro, o atual palácio da Câmara Municipal, a Catedral e as estações de bondes da Praça Tiradentes, os bondes que percorriam a rua da Liberdade (hoje Barão do Rio Branco), a Praça Santos Andrade e os prédios da Universidade Federal do Paraná antes da reforma e o prédio dos Correios (inaugurado, então, há dois anos), o prédio do Paço Municipal na atual Praça Generoso Marques, o Passeio Público etc.. Assista e tente identificar esses e outros elementos da cidade. Boa viagem no tempo!
Quer baixar os vídeos para utilizar nas aulas e não sabe como? Veja aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário