Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Primavera Árabe: democracia no mundo árabe?

No dia a dia, somos informados de uma série de manifestações, revoltas e guerras nos países árabes da África e Ásia. Você sabe o motivo? Uma reportagem especial da TV Cultura aborda o assunto de modo bastante completo!   

Mapa destacando os principais países da "Primavera Árabe".
Mas antes do vídeo, vamos entender um pouco da chamada "Primavera Árabe". Os protestos nos países que fazem parte do chamado Mundo Árabe (Norte da África e Oriente Médio) iniciaram-se em 18 de dezembro de 2010 na Tunísia. Desde então, eles se espalharam pela Argélia, Egito, Barein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã, Iêmen, Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. A situação mais grave, no entanto, é a guerra civil na Líbia. O conjunto desses conflitos pode ser chamado de "Primavera Árabe".
Rebeldes líbios ostentando a antiga bandeira do país utilizada
antes de Kaddafi assumir o poder. Essa bandeira tornou-se
símbolo dos rebeldes.
A principal motivação é a busca da liberdade e democracia pela população árabe, uma vez que esses países possuem governos totalitários (ditaduras) instaurados entre as décadas de 1950 e 1970 com base no nacionalismo árabe. O presidente da Líbia,  Coronel Muammar al-Kaddafi, por exemplo, ocupa o cargo desde 1969. Neste país, o conflito tornou-se uma guerra civil com o envolvimento da NATO (OTAN: Organização do Tratado do Atlântico Norte - organização militar criada após a Segunda Guerra Mundial formada pelos EUA e potências europeias para lutar contra a URSS).
Rebeldes líbios em conflito com as forças de Kaddafi
durante a "Primavera Árabe".
É bastante interessante o fato de que as primeiras manifestações na Tunísia e Egito foram organizadas pela Internet por meio de redes sociais, como o Facebook, tanto é que no Egito, por exemplo, o acesso à rede de computadores foi bloqueado pelo governo durante a insurgência. Além disso, chama atenção a rapidez com que essas manifestações se alastraram entre os países da região.

O documentário especial produzido pela TV Cultura aborda a "Primavera Árabe" de forma completa e interessante! Além disso, relaciona o assunto aos conflitos entre Israel e os países árabes e suas consequencias. Indispensável para entender o assunto e a região. Assista abaixo:

                                Gostaria de utilizar o vídeo nas aulas? Veja como aqui.

Um comentário:

  1. Ola
    Gostei muito do seu blog. Estava procurando algo sobre primavera arabe entao encontrei esse artigo. mto bom. ja estou seguindo.
    se quizer conhecer meu blog

    brasilegito.blogspot.com

    um abc

    cris freitas em dubai

    ResponderExcluir