Translate

domingo, 9 de outubro de 2011

Volta ao mundo em 7 bandas


Unindo duas coisas que gosto bastante (Geografia e bandas estranhas de rock), apresento uma coletânea com sete bandas de cinco continentes com características típicas da cultura de seus países de origem. Podem ser instrumentos folclóricos, idiomas, temas da canções etc.. Para quem gosta de música, principalmente dos sub-gêneros do metal, é uma forma interessante de conhecer um pouco da cultura de outros povos e países. Começamos a "viagem" pela América do Sul, seguimos para a África, Ásia, Oceania e Europa. 


AMÉRICA
América Andina: Alcoholika la Christo
Banda de metal industrial/folk metal originária de La Paz, Bolívia. Fundada no início dos anos 90, suas músicas agregam um grande número de gêneros musicais e incorporam o som característico de instrumentos eletrônicos e guitarras distorcidas, mas também melodias tradicionais e instrumentos típicos de comunidades do  Altiplano boliviano como a flauta de pã. A banda tem músicas em vários idiomas, como o espanhol, inglês, alemão e francês.
Confira abaixo a música Celia (2001) (clique aqui para ler uma tradução não muito boa da música), que mistura o rock ao tinku pucha (dança típica andina da região de Potosi). Admito que tanto o clipe quanto a música são estranhos:


ÁFRICA
Norte da África: Tinariwen
Banda de blues (???) formada em 1979 por ex-rebeldes tuaregues do Deserto do Saara, no Mali. Fala-se que durante um conflito na década de 1990 chegaram à cidade de Tombuctu com uma guitarra numa mão e uma AK-47 na outra. Os elementos fundamentais de suas músicas são melodias e ritmos tradicionais tuaregues e instrumentos típicos como o tambor tindé e o alaude. Contudo, a banda tem influências da música pop do Egito e Marrocos, além de bandas ocidentais como Dire Straits, Led Zeppelin e Bob Dylan e atualmente vem tocando com figuras importantes da música mundial, como Carlos Santana e Flea (do Red Hot Chilli Peppers). Suas músicas são sobre o Deserto do Saara e as lutas do povo tuareg por reconhecimento no Norte da África. O idioma é o Tamasheq e o nome da banda significa Espaços vazios (desertos) 
Confira o clipe de Tenere Taqhim Tossam (2011) (infelizmente não encontrei a tradução). Banda excelente!



ÁSIA
Leste Asiático: Fu Xi
Banda chinesa de folk metal/doom metal formada em 2005 na cidade de Lanzhou. Combina o metal com letras em chinês e instrumentos populares típicos do país, como a pipa, o erhu e a dizi. Suas letras abordam o orgulho nacional e a cultura chinesa. O nome da banda faz referência ao herói mitológico ao qual é atribuído a invenção da escrita. 
Abaixo a música In The Quiet Road - Na estrada silenciosa (2009) (também não encontrei a tradução). Bastante agradável!


Ásia Central: Ulytau
Banda de Almaty, Cazaquistão (!!!), formada em 2001 que mistura  heavy metal, música clássica, metal sinfônico e folk metal oriental. Combina o som da guitarra, violino e da dombra (instrumento tipico da região). Quase todas as músicas são instrumentais e seus clipes valorizam elementos da cultura e da paisagem cazaque. O nome da banda significa, literalmente, "montanha sagrada".
Assista ao clipe da música Toby Adai (2006), que provavelmente significa Antigos guerreiros turcos: 



OCEANIA
Australásia: Yothu Yiundi
Banda formada em Arnhem Land, Austrália, em 1986, que faz uma mescla de ritmos tribais aborígenes com rock e reggae. O nome refere-se a um termo aborígene que significa "filho e mãe" e que descreve as relações entre os clãs australianos.
Confira o clipe de Tribal Voice - Voz tribal (1991) (clique aqui para ler a tradução):



EUROPA
A Europa é o continente onde o tal gênero folk-metal surgiu e se desenvolveu. O continente possui uma grande variedade de bandas desse estilo que fazem referencias às culturas pagã, viking, celta, nórdica, cristã e medieval.
Europa Central: Falkenbach
Banda de viking metal de   Düsseldorf, Alemanha, criada em 1989. A maioria das letras é em inglês, mas elas abordam temas  da literatura pagã da Escandinávia e Europa Central. Além disso, utiliza-se da sonoridade sintetizada de flautas e outros instrumentos típicos da região. O nome da banda, traduzido do alemão, significa "riacho dos falcões".
Escute a música Heralder (2005) (clique aqui para ler a tradução da letra). Som pesado! Uma das minhas bandas preferidas!



Europa Ocidental: Cruachan
Banda formada em 1992 em Dublin, Irlanda. É uma das mais famosa bandas de folk metal/metal celta e mescla metal com violinos, flautas, banjo, mandolin, bodhrán e gaitas de fole, além de canções folclóricas da Irlanda. O nome vem do sítio arqueológico celta de  Rathcroghan , também chamado de Cruachan. Suas canções tratam da história da Irlanda e do povo celta.
A seguir, escute Ride On - Cavalgue (2002), com legenda em espanhol. Clique aqui para acompanhar a tradução em português.




Navegue pelo mapa abaixo e conheça melhor os países das sete bandas apresentadas:


Visualizar Volta ao mundo em 7 músicas em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário