Construir e usar maquetes pode ser bastante interessante para que os estudantes compreendam, por exemplo, a tridimensionalidade do relevo representada pelas curvas de nível dos mapas topográficos. Além disso, sobre a maquete é possível representar diferentes temas e fenômenos espaciais. Além do seu uso em escolas, com os alunos, esse recurso pode ser utilizado em apresentações de trabalhos acadêmicos, pesquisas, apresentações etc.
O artigo "O uso da maquete no Ensino de Geografia", de autoria dos professores Lawrence Mayer Malanski e Bárbara Renata de Oliveira, aborda a teoria e uma técnica de construção de uma maquete do Estado do Paraná a partir de placas de isopor e massa corrida. Os materiais utilizados (como isopor e massa corrida) podem ser substituídos de acordo com a criatividade e disponibilidade de cada professor. Além de construir as maquetes junto com os alunos (o que desperta bastante a atenção deles, mas dá bastante trabalho) o professor pode fazer uma maquete do tema de sua preferencia e usar durante as aulas (o que também atrai a atenção dos alunos).
Para baixar a Revista Extensão em Foco nº2, 2008, com o artigo em questão, em formato PDF, clique aqui.
* O artigo sobre maquetes é encontrado a partir da página 228.
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Abaixo, uma maquete que mostra as etapas para a construção do material, junto com cartazes que resume essas etapas.
E abaixo vemos uma grande maquete hipsométrica de Curitiba, com os bairros e principais rios da cidade.
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