Recentemente o vulcão Grimsvotn, na Islândia, entrou em erupção e atrapalhou a vida no continente europeu. Sábado, 4 de junho de 2011 foi a vez do vulcão sul-americano Puyehue inciar suas atividades e espalhar cinzas por vários países da região. Mas você sabe como isso aconteceu?
Imagem de satélite do vulcão Puyehue durante sua última erupção. Fonte: globo.com |
O vulcão é uma estrutura geológica que expele na superfície e atmosfera terrestre magma (lava, rocha em estado pastoso), gases e cinzas originadas no interior da Terra. Assim, o vulcão é uma válvula de escape para esse material que se encontra sob grande pressão. Eles tendem a se localizar junto a margem das placas tectônicas. No caso do Puyehue, ele se localiza na Cordilheira dos Andes, no Chile e é uma formação montanhosa em forma de cone (estratovulcão) 2.240 metros acima do nível do mar. As montanhas dos Andes se formaram, justamente, pelo choque de duas placas tectônicas (a Sul-America com a de Nazca), por isso o vulcanismo e os terremotos são comuns aí.
A última erupção importante do Puyehue tinha sido em 1960 após um intenso terremoto. Dia 4 de junho de 2011, o vulcão chileno voltou a ativa e espalhou cinzas e gazes a uma altura de aproximadamente 10 quilômetros. Aqui no Brasil, o material expelido chegou aos estados do Sul, mas não pode ser visto devido a sua elevada altura e as nuvens locais. O efeito da exposição humana a uma quantidade considerável de gazes vulcânicos carregados de enxofre é nocivo à saúde e pode causar irritação nos olhos, garganta e a inflamação no brônquios (no pulmão), além de mal estar geral.
Mas como as cinzas do vulcão chegaram ao Brasil?
Avião coberto de cinzas do vulcão Puyehue no aeroporto da Cidade de Bariloche, na Argentina. Fonte: globo.com |
Abaixo, um esquema com alguns detalhes a mais:
Localize o vulcão Puyehue no Google Maps:
Cinzas cobrem o resort San Martin de Los Andes, na Patagônia argentina. Fonte: globo.com |
Visualizar Puyehue em um mapa maior
Para ver mais fotos: globo.com: Veja fotos da erupção do vulcão Puyehue
Fontes:
globo.com: Vulcão Puyehue estava parado desde terremoto em 1960
globo.com: Cinzas de vulcão causam suspensão de todos os voos em Buenos Aires
Nenhum comentário:
Postar um comentário