Translate

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Paisagens artificiais

Edward Burtynsky é um fotógrafo canadense mundialmente reconhecido por seu trabalho que retrata paisagens artificiais pelo mundo. Descendente de ucranianos, nasceu em 1955, em St. Catharines (Ontario), e estudou na Graphic Art at Niagara College em Welland (Canadá). Em suas fotos, Burtynsky explora a delicada relação entre natureza e indústria. Suas imagens são igualmente belas e perturbadoras. 
Para conhecer melhor o trabalho de Burtynsky acesse seu site oficial (ultimamente não está sendo possível acessar o site, espero que logo volte ao normal) ou o post sobre seu documentário.
A partir de suas imagens, podemos abordar diferentes assuntos em nossas aulas. Leia as legendas para mais informações.  

Abaixo vemos algumas imagens que me chamaram atenção:

Highway 2, Los Angeles, Califórnia, 2003. A imagem critica a sociedade dependente dos automóveis.
E você ainda reclama quando perde o retorno na rodovia?! O motorista que se perder aí, nunca mais acha o caminho certo hehe.

Golfo do México, 2010. Manchas de petróleo provenientes do maior desastre ecológico dos EUA. Crítica à sociedade dependente do petróleo.
Desmonte de navios, Chittagong, Bangladesh, 2000. Somente nessa praia , cerca de 30 mil pessoas exercem o que a Organização Internacional do Trabalho considera uma das profissões mais perigosas do mundo: o desmonte de navios velhos. Quem comanda o negócio são empresas sediadas nos EUA. Essa imagem é uma das mais perturbadores que vi no site.
Silver Lake, Austrália Ocidental, 2007. Poço gigantesco de uma mina de cobre.
Pilha de pneus de Oxford, Westley, Califórnia, 1999. Nos EUA, cerca de 250 milhões de pneus são descartados todos os anos. Os pneus são altamente inflamáveis e, muitas vezes, por causa do calor da região, pegam fogo e provocam desastres ecológicos.

3 comentários:

  1. eu queria saber se vc teim imagens com a natureza natural e artificial que foi criado pelo homem teim como??

    ResponderExcluir
  2. Anônimo
    as paisagens naturais estão cada vez mais raras. Até uma paisagem supostamente natural, como a Floresta Amazônica, muitas vezes só permanece assim por interferência humana, através de leis etc. Contudo, vc poderia pesquisar imagens referentes à Amazônia, Antártica, Deserto do Saara etc. São os maiores exemplos de paisagens ainda naturais.

    ResponderExcluir