Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nasce o Sudão do Sul

O mais novo país da Terra se chama Sudão do Sul, que, obviamente, surgiu do desmembramento da porção sul do território sudanês.

Localização do Sudão do Sul.

Aprovada por 99% da população do Sudão em um referendo realizado dia 09/01/11, a separação "encerrou" a guerra civil iniciada em 1983 e findada em 2005 entre o exército nacional e o local SPLA (Exército de Libertação do Povo Sudanês). Com isso, o Sudão (maior país da África) perdeu 25% de sua área (equivalente ao Estado de Minas Gerais) e importantes reservas de petróleo localizadas na região Sul.
Com 8,5 milhões de habitantes, o sul negro e cristão se sente colonizado pelo norte islâmico (aproximadamente 35 milhões de habitantes). As diferenças religiosas foram o combustível para a guerra civil, que matou dois milhões de pessoas e terminou com um acordo entre o governo central e o SPLA, que estabeleceu o referendo em 2011.

Bandeira e o cidadão orgulhoso do Sudão do Sul.

Mas nem tudo é motivo de alegria. O Sudão do Sul já nasce como um dos países mais pobres do continente africado. Na região há carência de estradas asfaltadas, energia elétrica, água potável, alimentos, saneamento básico, escolas, hospitais, trabalho etc. Atualmente, cerca de 85% da população do novo país vive abaixo da linha da pobreza (conforme a ONU, mais de 90% do povo da região sobrevive com menos de US$ 1 por dia) e mais da metade depende de ajuda humanitária. Além disso, apenas 15% sabe ler e escrever. A única fonte de riqueza é o petróleo, e ainda pode criar novos conflitos e disputas com a região norte que perdeu, com a independência do Sul, cerca de 80% de suas reservas do recurso. Além disso, há disputas bilaterais a respeito da demarcação da fronteira, de concessão de cidadania, de divisão dos preciosos recursos hídricos do Nilo e da posse da região de Abyei, reivindicada por ambas as partes. 
A capital do novo país é Juba (para aqueles que adoram decorar as capitais hehe) e é a única cidade que concentra o pouco da infra-estrutura existente na região. Mas vejam só: há projetos orçados em 10 bilhões de Dólares para reconstruir Juba e construir outras cidades em formatos de animais e frutas típicas da região africana. Juba, por exemplo, teria a forma de rinoceronte. Não duvido nada que gastem US$10 bilhões, façam as tais cidades e deixem que a população continue dependendo de ajuda humanitária para viver.  

Referências: 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, também tenho um blog sem fins lucrativos , voltado para aprendizagem.
    Abraços. Conceição.

    ResponderExcluir