Translate

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Elizabeth II faz visita histórica à Irlanda

Mary McAleese (de rosa), Presidenta da
Irlanda, recebe a Rainha Elizabeth II (de verde).
Vimos anteriormente a diferença entre Inglaterra e Grã-Bretanha e sabemos, então, que a República da Irlanda (Éire) não faz parte do Reino Unido, mas a Irlanda do Norte (Ulster) faz. Dia 17 de maio de 2011, a Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Elizabeth II visitou a capital da República da Irlanda, a cidade de Dublin.

"Beleza! Viajar é legal, mas o que isso significa?"
Desde que a República da Irlanda se tornou independente do Reino Unido, em 1922, nenhum outro representante da família real britânica visitou o país. O último foi o Rei George V (avô de Elizabeth II) em 1911, quando a Ilha da Irlanda inteira pertencia ao Reino Unido. A independência de parte da ilha se deu as custas de violentos combates entre forças separatistas e o real exército britânico. Durante a visita, houve ameaça de grupos terroristas e protestos. Integrantes do partido Sinn Fein lançaram aos céus balões negros para simbolizar as centenas de irlandeses mortos pela tropas britânicas. Esse partido luta pela anexação da Irlanda do Norte ao território Irlandês.

Manifestante com cartaz
contra a presença britânica na Irlanda.
Tropa de Choque irlandesa se defende de tijolos arremessados por manifestantes contrários à presença da monarca britânica em terras irlandesas.


Comentário: como vários países da União Europeia estão em crise econômica e a Irlanda é um dos poucos que vem apresentando resultados contrários, com crescimento econômico e geração de empregos, essa viagem pode ser o início de uma futura cooperação econômica entre os dois países historicamente separados. 

  Curiosidades:
  • Além do Reino Unido e da Irlanda do Norte, Elizabeth II é monarca e chefe de estado de Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. Todos esses países pertencem à Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) e possuem laços históricos com o Reino Unido por terem sido colonizados por britânicos. 
  • O nome completo da Rainha é Elizabeth Alexandra Mary, nascida em Londres no dia 21 de abril de 1926.  Oficialmente, o nome de seu título é: "Isabel, a Segunda, pela Graça de Deus, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Comunidade Britânica das Nações, Defensora da Fé". 
  • Conforme a Forbes, Elizabeth é a 41ª mulher mais poderosa do mundo. 
Abaixo, mapa da localização do Reino Unido e da Irlanda, incluindo a cidade de Dublin.

Exibir mapa ampliado
  
Fontes:
Zero Hora: Elizabeth II chega à Irlanda para visita histórica
Correio Braziliense: Elizabeth II faz visita histórica à Irlanda

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário