Translate

domingo, 15 de maio de 2011

O retrato de um país

Não, não é o chavão utilizado pelo Jornal Nacional para divulgar os resultados do Censo. É a fotografia de um país inteiro da janela do avião!

Nauru fotografado da janela de um avião. Note que a pista do aeroporto, com 2.150 m de comprimento (localizada a direita da imagem), é um pouco menor do que a extensão de um lado ao outro da ilha!
Aeroporto de Nauru

Obviamente que, para tanto, esse país não deve ser lá muito grande: é a República de Nauru, localizado na Micronésia, no Pacífico Sul, Oceania. Com 21 km² (para termos ideia, Curitiba tem 435 km²)  de área e aproximadamente 14 mil habitantes (Curitiba tem aproximadamente 1 milhão e 750 mil habitantes), Nauru é a maior reserva de fosfato do mundo (utilizado, principalmente, para a fabricação de fertilizantes agrícolas)!


Bandeira de Nauru.
Curiosidades: 
  • A maior estrada do país tem 41 km e você pode percorrê-la em um dos dois taxis disponíveis no lugar. 
  • Para chegar ao país pode-se pegar um dos dois aviões da Our Airline que partem de Sydney, Brisbane, Newcastle, Melbourne e Kingston (Austrália), Nadi (Ilhas Fiji), Honiara (Ilhas Salomão) e Tarawa (Kiribati). 
  • O melhor resultado da história da seleção nauruana de futebol foi uma vitória por 2 a 1 sobre a rival Ilhas Salomão. 
  • A extração de fosfato no centro da ilha por empresas britânicas está deixando o solo estéril e reduzindo as espécies da vida marinha. 
  • Já que a ONU não considera o Vaticano um país, Nauru é a menor república independente do mundo e não possui florestas, já que para ser considerada floresta uma região deve ter, no mínimo, 5 mil m² de árvores com mais de 5 m de altura.
Diminua o zoom das imagens do mapa abaixo e observe o isolamento de Nauru em relação a outros países.


Exibir mapa ampliado

Fontes:
Wikipedia: Nauru
Our Airline
Mundo Estranho: existe país sem florestas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário