Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

Geronimo-E KIA - "Osama Bin Laden morto em combate"

Em decorrência da suposta morte de Bin Laden, muitos alunos estão me perguntando sobre o assunto. Então aqui vai um resumão sobre essa história toda: 

Osama Bin Laden empunhando um fuzil AK-47.
Domingo, 1º de maio de 2011, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barak Obama, anunciou a morte do terrorista saudita, fundador e um dos líderes da organização terrorista Al-Qaeda, Usāmah Bin Muhammad bin 'Awæd bin Lādin, o Osama Bin Laden! Ele estava em uma residência fortificada em Abbotabad (veja a região da casa onde mataram Osama no mapa abaixo), nordeste do Paquistão, próximo a Islamabad (a capital do país!) e foi morto durante uma operação conjunta da Central Intelligence Agency (CIA) e de uma força especial da marinha dos EUA, a US Navy SEALs.

Localização da cidade de Abbotabad. Fonte: globo.com
"Mas professor... por que mataram ele?" (essa foi a pergunta que mais tive que responder na escola)  

Atentados atribuídos a Bin Laden e Al-Qaeda
Ao fundamentalista islâmico Bin Laden e a Al-Qaeda são atribuídas as autorias de diversos atentados terroristas, principalmente, contra os EUA e seus aliados. O maior atentado atribuído a organização foi o de 11 de setembro de 2001, que destruiu os prédios do World Trade Center (deixando quase 3.000 mortos), em Nova York; atingiu o Prédio do Pentágono, em Washington D.C. e derrubou um avião com passageiros próximo a cidade Pittsburgh, na Pensilvânia. Veja o vídeo do jornal nacional do dia do atentado:


A Al-Qaeda 
Suposta bandeira da Al-Qaeda usada no Iraque.
A Al-Qaeda  (árabe para "A Base")  é considerada uma organização terrorista pelo Governo dos EUA, pelo Parlamento britânico e pela União Europeia. Ela foi criada em 1988, tendo como um dos fundadores Osama Bin Laden, a partir da  Maktab al-Khadamat (MAK), uma organização islâmica que lutava para expulsar os soviéticos e instalar um estado islâmico durante a invasão do Afeganistão. A MAK foi financiada diretamente por milionários islâmicos (incluíndo Bin Laden) e pelos governos do Paquistão e Arábia Saudita. Indiretamente financiada pelos EUA por meio do Serviço de Informações Internas do Paquistão (ISI),  para que lutasse contra a presença soviética na região (lembram da história do mundo bipolar, né? EUA x URSS). Apesar da morte de Osama, a Al-Qaeda continua em operação e é liderada pelo egípcio Ayman al-Zawahiri (considerado o "cérebro" da organização), que depois da morte  de Bin Laden, tornou-se o homem mais procurado pelo governo dos EUA.

Mas se Bin Laden era aliado, por que se tornou inimigo dos EUA?
Após contribuir para a vitória afegã sobre os soviéticos, Bin Laden retornou para a Arábia Saudita. Os problemas entre ele e os EUA começaram com a Guerra do Golfo, em 1990, quando o Iraque comandado pelo finado Saddam Hussein invadiu o Kwait. Em virtude de a Arábia Saudita estar no caminho de um provável invasão iraquiana também, Bin Laden e sua turma ofereceram proteção ao país. Contudo, o rei saudita optou pela presença das forças estadunidenses e seus aliados no país, que além de protegê-lo o utilizaram como base operacional para a operação Tempestade no Deserto. Bin Laden considerou-se traído e ultrajado pelo rei, pois a presença dos EUA profanaria solo sagrado para os islâmicos. Desde então, considerou os EUA e seus aliados (incluindo Inglaterra e Israel) opressivos contra os muçulmanos e passou a agir contra "alvos" em quase todos os continentes (em países como os EUA, Iraque, Arábia Saudita, Espanha e Argélia).  

Coisas para pensar (meus comentários)
- Não generalize os seguidores do islã! Não é só porque alguns malucos se dizem líderes religiosos islâmicos (como o Osama) que todo islâmico é um terrorista em potencial!
- As recentes manifestações por democracia e liberdade no Oriente Médio (como na Líbia, Egito e Síria) nada tem a ver com as ideias fundamentalistas e extremistas de organizações como a Al-Qaeda! Muito pelo contrário! 
- O governo do Paquistão sabia da presença de Bin Laden próximo a capital do país? Afinal, ele teria morado lá por 5 ou 6 anos! Se sim, tem alguma coisa errada aí. Se não, eram bastante incompetentes. 
- Haverá represália por parte da Al-Qaeda pela morte de Bin Laden?
- Não confunda islâmico e árabe! Islâmico (ou muçulmano) é o seguidor da religião islâmica. Árabe é uma etnia (um povo) caracterizado pela língua árabe. Assim, nem todo árabe é islâmico e nem todo islâmico é árabe.
- Fundamentalista, nesse texto, é aquele que adere estritamente a um conjunto de doutrinas teológicas, tendo, muitas vezes, atitudes consideradas exageradas.  
- "Será que Bin Laden está morto mesmo? Cadê o corpo?" (teoria da conspiração). Dizem que foi feito um exame de DNA para comprovar a história.
- Pior será se surgirem novos vídeos por aí com o Osama afirmando que não está morto e que vai continuar sua jihad (teoria da conspiração parte 2).
- Será que Bin Laden um dia existiu mesmo? (teoria da conspiração parte 3). 
- Não confunda Obama com Osama!!! Como vi em alguns jornais...
- Qual será a influência da morte de Osama para o futuro político de Obama? Afinal, em uma época onde a popularidade do presidente estadunidense diminuía, ele entrou para a história como o homem que matou o maior inimigo dos EUA.
- O que significa "Geronimo-E KIA"? Foi o código usado durante operação militar para informar que Osama tinha sido morto. Geronimo = Osama Bin Laden.E KIA = Enemy Killed In Action.
- Por favor pseudos-revolucionários, nada de colocar a cara de Bin Laden em camisetas e sair por aí fazendo  manifestações contra os EUA como se ele fosse um mártir! Tenham bom senso para escolher seus exemplos! 
- Por fim, acho que se Bin Laden cortasse a barba e o cabelo, colocasse uma sunga e um óculos de Sol e fugisse para o Brasil morreria de velhice e recebendo alguma bolsa.

Para saber mais:
globo.com - Morte de Bin Laden 

Nenhum comentário:

Postar um comentário