Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Imagens da Terra

Estação Espacial Internacional (ISS).
No site da NASA (National Aeronautics and Space Administration) são divulgadas diariamente algumas imagens da Terra obtidas por satélites ou pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS - International Space Station). Além disso, há também imagens de fenômenos ocorridos na Terra, de aeronaves espaciais e aviões e da tripulação. Para acessar o site do observatório da NASA clique aqui. Para acessar o site do banco de imagens da NASA clique aqui! 

Abaixo algumas imagens:

Região do Delta do Rio Nilo, na África, vista da ISS dia 28 de outubro de 2010. Observe as referências geográficas que podem ser vistas na imagem.

  Região de cidade de Brasília vista da ISS na noite de 8 de janeiro de 2011. Segundo o site, "o desenho da cidade é 'inconfundível' e um dos 'melhores exemplos de planejamento urbano do século 20". Sei... conseguem visualizar o formato de avião da cidade?  

Região dos Alpes, na Europa, com reflexo da Lua cheia sobre o Mar Mediterrâneo vista da ISS dia 28 de abril de 2011. É possível identificar a cidade italiana de Torino (em cima, à esquerda), e as francesas Marselha (à direta, no litoral) e Lyon (embaixo, no centro).

Aurora austral vista da ISS dia 29 de maio de 2011, quando a estação estava sobre o Oceano Índico. A interação entre o campo magnético do planeta e o fluxo de partículas carregadas eletricamente (íons) expelido pelo Sol são responsáveis pelo fenômeno conhecido como aurora polar. Como o da foto ocorreu no hemisfério sul, é chamado de "aurora austral". 

Pôr do Sol visto da ISS sobre a América do Sul às 19h 37. Data não disponível.

Rio Paraná próximo a cidade de Goya, na Argentina vista da ISS. Canais antigos (à direita, entre os dois principais cursos d'água) apresentam formatos parecidos com os atuais (no centro da foto) na bacia do Rio Paraná. Data não disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário