Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quem inventou os nomes dos continentes?

Valendo meio ponto: qual a origem do nome do continente em que você vive? Sempre que inicio os estudos específicos de um novo continente (geralmente a América na 7ª série e os demais na 8ª), acho interessante explicar aos alunos a origem de seu nome. 

Mapa múndi com os seis continentes e os cinco oceanos.  
Há muitas divergências quanto às origens dos nomes do continentes, contudo, sabemos que  foram os gregos (os "inventores" da Geografia) que batizaram os primeiros territórios conhecidos. Abaixo apresento as versões que considero mais coerentes:
  
Europa e Ásia: No período entre os séculos IX a.C. e VIII a.C., os gregos não conheciam todo o mundo, mas consideravam o que era conhecido até então entre os que estavam a oeste ou na “região onde o sol se põe" (ereb, em grego) e a leste (assu) do rio Egeu. Com o passar do tempo, essas denominações dariam origem aos nomes Europa e Ásia. 

Suposto mapa grego do período entre, aproximadamente,
630 a.C a 545 a.C. Note o grande "Oceanus" que envolve
todas as regões conhecidas na época. No centro do mapa
está a Grécia e o Mar Mediterrâneo. O nome Oceanus deu
origem ao nome Oceania. Clique no mapa para ampliar.
Oceania: Oceania também é uma palavra de origem grega. Oceano, na mitologia, é o imenso rio que corre ao redor da Grécia. Observe o mapa ao lado.

Antártica ou Antártida (as duas formas são corretas): A palavra deriva do grego árktos, que significa ursa, usada para denominar as constelações da Ursa, no hemisfério norte (Ártico). Como o continente está no hemisfério sul, acrescentou-se o prefixo anti. Antártida é, então, o antiártico (oposto ao Ártico).   

África: "África" é um termo grego traduzido para o latim. Refere-se a um lugar ensolarado, sem frio. O continente também era chamado de Lybia pelos gregos em homenagem a uma deusa (observe o mapa acima). 
  
América: O nome "América" homenageia o navegador italiano Américo Vespúcio, que em suas cartas enviadas ao monarca italiano Lorenzo di Piero de Mediei (1492-1519), existe um mapa no qual as terras do nordeste de onde hoje é o Brasil, supostamente descobertas por Vespúcio, são designadas Terra Ameriei, ou Terra de Américo. Para não se diferenciar dos demais continentes, adaptou-se o nome para o feminino.  

Fontes: 
Super Interessante: Qual a origem dos nomes dos continentes?

*Gostou? Não gostou? Não esqueça de comentar, porque senão tenho a impressão de que o blog não tem utilidade! Obrigado! 


2 comentários:

  1. este site é um sucesso gostei de ver essa informaçao.gostaria d saber kual é o ramo mais interessante na geografia física

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    A Geografia física se divide em algumas partes, como a geomorfologia (estudo das formas da superfície terrestre), hidrologia (estudo das águas do planeta), biogeografia (estudo da distribuição espacial das espécies animais e vegetais), climatologia (estudo do clima)e pedologia (estudo dos solos). Aí vai de seu interesse, mas todas são interessantes!

    ResponderExcluir