Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Propaganda Soviética: "o Grande Irmão zela por ti"

Depois de um certo tempo sem atualizações graças aos bugs do Blogger que não permitiam carregar imagens, voltamos ao normal.
Já leram 1984, de Eric Arthur Blair (George Orwell)? Os cartazes abaixo parecem ter saído diretamente de lá...  Se não leu, leia. Vale a pena.

Bandeira da URSS.
A União Soviética (URSS) foi um país que existiu entre 1922 e 1991, mas, que até hoje, continua como fonte inspiradora para socialistas perdidos no tempo. Entre 1947 e 1991, URSS e EUA disputaram a hegemonia mundial de seus respectivos sistemas econômicos (o  socialismo e o capitalismo), através de embates estratégicos (como a corrida espacial) e conflitos indiretos (como a Guerra do Vietnã).
Selecionei nove cartazes soviéticos publicados no site Rede Histórica traduzidos para o português. Os cartazes eram uma forma de propaganda política e ideológica socialista que influenciaram a memória e o pensamento do povo soviético (lembrem-se de 1984). Agora eles podem ser usados durante as aulas de História e Geografia para ilustrar um pouco da paranoia dos camaradas. Veja os cartazes abaixo e imagine-os espalhados por aí, em ônibus, metrôs, muros, prédios públicos... mas saiba que não se tratava de piada ou charge, era coisa séria mesmo!

"Fofocar ajuda o inimigo!" Entenderam quem o lado escuro do cartaz representava com o paletó, óculos e cabelo arrumadinho?


"Religião é veneno. Proteja as crianças". Sorte dos soviéticos que lá não existia o Estatuto da Criança e do Adolescente.


"Nunca minta!" Ou o Grande Irmão descobrirá!

"Os felizes nascem sob a estrela soviética!" Tanto que construíram o Muro de Berlim para que os "felizes" não fugissem para o lado capitalista do mundo e se tornassem "tristes"...
"Ajuda aos famintos à americana"
"Lenin viveu. Lenin vive. Lenin viverá! - V. Mayakovsky"
"Morte ao imperialismo mundial". Como se as repúblicas soviéticas (como a Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquistão) tivessem feito parte da URSS voluntariamente.
"O Partido e Lenin são irmãos gêmeos - quem é mais valioso para a história-mãe? Nós falamos Lenin, - subentendemos o Partido, Nós falamos o Partido, subentendemos Lenin." Precisa de outra explicação para a ditadura soviética?
E o melhor de todos: "Vá para o banho depois do trabalho"

2 comentários:

  1. Reveja seus conceitos pois você esta informando as pessoas erroneamente.George Orwell criticava a sociedade moderna e não apenas a URSS ,e aliás ele se inspirou na ditadura nazista para escrever este livro.Compare a obra 1984 com a ditadura militar brasileira implantada pelo imperialismo estado unidense, que culminou na tortura e morte de vários brasileiros, que verá várias coincidências .
    Porque você não fala mal do imperialismo americano .Mostre os cartazes em que a mulher era colocada como Amélias, coloque também da família de modelo americano,coloque dos cartazes racistas ,ou o da classe trabalhadora sendo colocados sem valor por não ter condições de comprar um carro novo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Vítor. Contudo não acredito que esteja ensinando erroneamente as pessoas, pois em parte alguma de minhas postagens afirmo que Orwell critica diretamente a URSS. Sei que o autor se inspirou no regime Nacional Socialista alemão para a produção de 1984, mas uma relação direta dessa obra com o regime socialista soviético é perfeitamente possível (talvez pelas semelhanças práticas entre esses dois sistemas políticos e econômicos!). O que fiz aqui é uma POSSÍVEL relação entre 1984 e os cartazes soviéticos. Se vc tem outro ponto de vista, poderia desenvolver algum texto que eu publico aqui no Blog para mostrar o "outro lado" da coisa. Abraço.

    ResponderExcluir