Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A moeda mais desvalorizada do mundo

Matéria interessante publicada no Megacurioso.

Você já se perguntou por que é que as moedinhas de 1 centavo continuam em circulação? Afinal, apesar de terem valor — ainda que bem pequeno —, a maioria das pessoas acredita que elas só fazem volume e não servem para nada. Muitas vezes elas nem são devolvidas como troco! Então, imagine o caso dos uzbeques, que contam com a moeda de menor valor do mundo, cujo centavo equivale a apenas 0,001 centavo de real!

1 centavo de Tiyin, a moeda do Uzbequistão.
Já pensou? São necessárias mil moedinhas para pagar por um único centavo da nossa moeda! De acordo com a BBC, a moeda em circulação com o menor valor do planeta é o Tiyin do Uzbequistão, e até o som dessa palavra remete a algo pequenino. E elas valem tão pouco que inclusive é difícil de se deparar com essas moedas no dia a dia, sendo mais fácil que você receba qualquer coisa de troco no lugar de um Tiyin.

Acontece que o papel das moedas é facilitar as transações que envolvem a troca de dinheiro, e as que possuem um valor muito baixo acabam por atrapalhar mais do que ajudar — imagine se algum cidadão uzbeque decidisse pagar por um televisor, por exemplo, com moedas de 1 Tiyin!

Tashkent, capital do Uzbequistão.
Mas, então, por que é que essas moedas não saem de uma vez de circulação? Afinal, em muitos casos, o custo de produção acaba sendo mais alto do que o próprio valor delas! Segundo a publicação, por algum motivo os bancos centrais de alguns países desenvolveram — seja por razões históricas ou políticas — uma espécie de apego às suas moedas. Além disso, por não terem quase nenhum valor, muitas acabam perdidas pelas casas da população.


Bandeira do Uzbequistão.
Contudo, existem países que estão aderindo à abolição de moedas de baixo valor, e entre eles estão o Canadá, que retirou de circulação as moedas de 1 centavo, assim como a Austrália e a Nova Zelândia, que, além dessa moeda, também deixaram de produzir as de 2 centavos. Os EUA e o Reino Unido aboliram há décadas as moedas de meio centavo, e existe bastante gente por lá fazendo campanha para que outras moedas também saiam de circulação.

Mas onde fica o Uzbequistão?


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário