Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Por que existe o Horário de Verão?

Ao contrário do que alguns pensam, o Horário de Verão não tem nada a ver com os movimentos da Terra ou coisa parecida. E não são todos os países do mundo que o utilizam. Então, você sabe por quê ele existe?

O Horário de Verão é uma medida política adotada pelos governos de alguns países do mundo para economizar energia e não sobrecarregar tanto o sistema de geração e transmissão de energia elétrica do país nos horários de pico e, assim, evitar os apagões. Normalmente as pessoas chegam em casa a partir da 18 horas (início da noite) e uma das primeiras coisas que fazem é acender as luzes. Além disso, na mesma hora, entra em funcionamento a iluminação pública. Com o adiantamento de uma hora do Horário de Verão, há melhor aproveitamento da luz natural (solar) e as luzes das residências e da iluminação pública passam a operar após às 19 horas, quando o consumo energético industrial começar a reduzir.  

Confira no mapa acima os Estados brasileiros que
adotam e não adotaram o Horário de Verão em 2011.
A ideia do Horário de Verão foi criada em 1784 pelo político e inventor estadunidense Benjamin Franklin, mas ela só foi utilizada pela primeira vez durante a  Primeira Guerra Mundial pela Alemanha. No Brasil, o Horário de Verão foi adotado pela primeira vez em 1931 em todo o território nacional. Depois disso, houve vários anos que ele não foi adotado, mas desde 1985 ele é ocorre todos os anos. Atualmente, esse horário ocorre apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Depois de oito anos, a Bahia (no Nordeste) também o utiliza em 2011. Os estados das regiões Norte e Nordeste (menos a Bahia) não adotam o horário de verão pois neles não há mudança significativa no tempo de iluminação solar durante os dias dessa estação. Por exemplo: no Nordeste, anoitece praticamente ao mesmo horário durante todo o ano, enquanto aqui no Sul anoitece mais tarde durante o verão.

Observe o mapa-múndi abaixo sobre o Horário de Verão. Em azul as regiões que usam o Horário de Verão; em laranja as regiões onde ele já foi usado mas não é mais; e em vermelho onde ele nunca foi usado:
E você leitor? Gosta ou não do Horário de Verão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário