Translate

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Resumão para a prova sobre a Ásia Central e Meridional! 8ª série


A primeira avaliação do 4º bimestre será sobre o último conteúdo do continente Asiático: a Ásia Central e Meridional. Depois dele partiremos para a última matéria do ano: a Oceania. 
Não esqueça de ler também as páginas 180 à 196 do livro e o caderno! Segue abaixo o resumão da matéria. Bons Estudos!!
Datas das avaliações:
8ª B, C e D - 31/10/11
8ª A - 01/11/11
Valor da avaliação: 3,0 pontos.  

Ásia Central: características gerais
Imagens de satélite mostrando como era o Mar de Aral em 1973
(esquerda), em 1999 (centro) e em 2009 (direita).
Para entender o porque disso clique aqui.
A Ásia central é uma das 5 regiões do continente asiático. Caracteriza-se por ser formada por países que pertenciam à União Soviética (URSS), por tanto, são considerados ex-repúblicas soviéticas. São países da região:Cazaquistão (a terra do Borat), QuirguistãoTadjiquistãoTurcomenistão e Uzbequistão. Outra característica importante da Ásia Central é a grande produção de petróleo, o que a torna interessante para grandes potências econômicas como os EUA, Rússia, China e União Europeia. 
Do ponto de vista físico, predomina na região o clima árido e é uma região que não possui saída para mares abertos e oceanos, o que dificulta o comércio internacional. Há, no entanto o Mar Cáspio e o Mar de Aral (ambos mares fechados). Este último sofre com sérios problemas ambientais e está desaparecendo.

Ásia Meridional
A Ásia Meridional (ou Sul da Ásia) é uma região formada pelos seguintes países: AfeganistãoBangladeshButãoÍndiaMaldivasNepalPaquistão e Sri Lanka. É uma das regiões com as maiores desigualdades sociais da Ásia e com países bastante pobres. Além disso, é uma região bastante violenta, inclusive, com o envolvimento da Índia e Paquistão que possuem armas nucleares. Esses dois países disputam o controle total da Caxemira, uma região desértica que durante a Guerra Fria tinha uma posição estratégica, pois fica próxima  a China (rival dos EUA). Vale lembrar que tanto a Índia quanto o Paquistão foram colonias britânicas (da Grã-Bretanha) até 1947, quando conseguiram suas independências.

Índia
A principal característica da sociedade indiana é sua divisão em castas. Este sistema possui aproximadamente 4.000 anos e classifica as pessoas de acordo com a etnia e ocupação profissional. A mobilidade entre as quase 3.000 castas existentes é praticamente nula, sendo que uma pessoa dificilmente consegue mudar de uma casta para outra. O sistema de castas é dividido de acordo com a estrutura do corpo do deus Brahma.
Bandeiras dos países do BRIC.
Atualmente, a Índia faz parte do BRIC. O BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que são países que se destacam no mundo pelo rápido crescimento de suas economias em desenvolvimento. A África do Sul foi convidada a se juntar ao grupo, formando o BRICS.
Até 1947 a Índia, junto com o Paquistão e Bangladesh, foi colonia britânica (chamados de Índia Britânica). A independência da Índia foi liderada por Mahatma Gandhi, que também foi o idealizador da desobediência civil que, entre outras ações, boicotava o comércio e as leis britânicas e resistia as repressões da polícia de modo não violento.

Afeganistão
Tropas dos EUA no Afeganistão.
Em 2001 o Afeganistão foi invadido por tropas dos Estados Unidos e alguns aliados em busca de Osama Bin Laden (que foi morto recentemente no Paquistão!), de membros do grupo terrorista Al-Qaeda (acusado dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA comandados por Bin Laden)  e de membros do grupo  fundamentalista islâmicoTalibã. Apesar de ser criado no Paquistão, membros do Talibã governaram o Afeganistão entre 1996 e 2001, quando foram expulsos do poder pelas tropas dos EUA e aliados.Desde 2001 soldados dos EUA permanecem no país.

Navegue pelo mapa abaixo e encontre os países estudados e os mares Cáspio e Aral:


Visualizar Ásia Central e Meridional em um mapa maior

Para animar os estudos, conheça a música Jumyr Kylysh da banda de folk metal Ulytau, do Cazaquistão!!


 

Divulgue essa revisão para seus coleguinhas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário