Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2011

As 10 melhores cidades do mundo para viver

Há algum tempo, vimos As 10 cidades mais poluídas do mundo, o que, sugere que viver nessas cidades não deve ser lá muito agradável. Agora veremos as 10 melhores cidades para viver no mundo atualmente, de acordo com uma pesquisa feita pelo grupo Economist Intelligence Unit . As melhores cidades geralmente possuem população média, baixa densidade populacional e estão localizadas em países chamados desenvolvidos, principalmente na Europa, América do Norte e Oceania. Além disso, no geral, elas apresentam baixos índices de criminalidade, boa infraestrutura e oferta de atividades e serviços.

10. Zurique - Suíça
Cidade suíça mais populosa com cerca de 380 mil de habitantes, localiza-se no nordeste do país. Zurique é o centro financeiro da Suíça e tem uma das bolsas de valores mais importantes da Europa. Por outro lado, é considerada umas das cidades mais caras do mundo para viver. A cidade foi colonizada pelos celtas desde, pelo menos, o século 500 a.C.
Skyline de Zurique. 2009.
09. Sidney - Austrália
Cidade mais populosa da Austrália (mas não é a capital australiana! Muitos acham que ela é!) com população de aproximadamente 4,30 milhões de habitantes - incluindo a região metropolitana. Localiza-se na costa sudeste da Austrália e, antes da colonização inglesa, a região era ocupada pelos aborígenes. Sua história  se inicia no fim do século XVIII, como sede da colônia de Nova Gales do Sul.
Skyline da Baía de Sidney. 2005.
08. Genebra - Suíça
Outra cidade suíça. Localizada no oeste do país, é a segunda cidade mais populosa da Suíça, com aproximadamente 185 mil habitantes. É conhecida como "Capital da Paz" por nela estarem localizadas a sede de muitas organizações internacionais e agências da ONU e da Cruz Vermelha. Além disso, muitos acordos importantes foram firmados na cidade.  
Skyline de Genebra. 2004.
07. Helsinki - Finlândia
Capital e cidade mais populosa da gelada Finlândia, com cerca de 590 mil habitantes. Localiza-se ao sul do país. Criada em 1550 para ser um entreposto comercial, Helsinki conviveu com a pobreza e doenças até  o início do século XIX, quando passou a se desenvolver como uma cidade importante.
Skyline de Helsinki. 2002.
06. Calgary - Canadá
Cidade mais populosa da Província de Alberta, com aproximadamente 990 mil habitantes. Fundada em 1876, Calgary é sede de várias empresas petrolíferas do Canadá.
Vista do Centro de Calgary. 2004.
05. Perth - Austrália
Com 1.600.000 habitantes, Perth é a quarta cidade mais populosa da Austrália, sendo considerada uma das metrópoles mais isolada do planeta, pois outra cidade próxima com mais de 1 milhão de habitantes é Adelaide: a 2014 km de distância!!! Desse modo, Perth está mais próxima de Jacarta, na Indonésia, do que de Sidney, por exemplo.
Skyline de Operth. 2007.
04. Toronto - Canadá
Toronto é a cidade mais populosa do Canadá e capital da Província de Ontário, com 2.500.000 habitantes. É considerada uma das cidades mais multiculturais da Terra, pois atrai imigrantes de todo o mundo. Fundada em 1754 é, atualmente, o centro econômico, cultural e industrial do Canadá.
Skyline de Toronto. 2008.
03. Melbourne - Austrália
Capital do Estado de Victória, Melbourne é um importante centro industrial australiano. Fundada em 1835, possui atualmente cerca de 1,800 milhões de habitantes.  
Skyline de Melbourne. 2008.
02. Viena - Áustria
Capital e cidade mais populosa da Áustria, Viena possui cerca de 1.700.000 de habitantes. É um importante centro cultural mundial, onde nasceram, por exemplo, Freud, Schubert e Strauss. Além disso, seu centro histórico faz parte da Lista de Patrimônios Históricos da UNESCO. Fundada por celtas por volta de 500 a.C., tornou-se parte do Império Romano no século XV a.C., fazendo fronteira com as cidades germânicas (bárbaras) ao norte.
Vista do Centro Novo de Viena. 2008.
01. Curitiba! 
(Brincadeirinha...) Vancouver - Canadá 
A primeira colocada é a oitava cidade mais populosa do Canadá, com aproximadamente 580 mil felizes habitantes. Seu nome vem do capitão britânico George Vancouver, que explorou a área na década de 1790. É capital da Colúmbia Britânica e sua economia é baseada na industria madeireira e turismo.
Skyline do Centro de Vancouver. 2007.
  
Navegue pelo mapa abaixo para localizar as 10 cidades:

Visualizar 10 melhores cidades para viver em um mapa maior

Mas... e as cidades brasileiras???

Bem atrás de Buenos Aires (posição 61) vem São Paulo e Rio de Janeiro (empatadas na posição 92!). Nisso os portenhos também ganham da gente... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário