Translate

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Resumão para a prova sobre o Sudeste do Brasil! 6ª série

Resumão para os coleguinhas da 6ªA do Gelvira sobre a região Sudeste do Brasil. Não esqueça de ler também as páginas 99 à 115 do livro e o caderno! Qualquer dúvida, deixe um comentário ou pergunte durante as aulas! Bons estudos.
Data da avaliação
6ªA - 22/09 
Valor da avaliação: 3,0 pontos.

Características gerais
O Sudeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE formada por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Localize os estados do Sudeste e as demais regiões do Brasil no mapa abaixo:


Cidade de São Paulo.
Essa região não é muito extensa, mas é a mais populosa do Brasil, onde moram cerca de 80 milhões de habitantes (vale lembrar que a população de todo o Brasil é de aproximadamente 190 milhões). Além disso, é a região mais rica e industrializada do país e onde se localizam as três cidades mais populosas do Brasil: Cidade de São Paulo (a mais populosa do país com cerca de 12 milhões de habitantes), Cidade do Rio de Janeiro e Belo Horizonte (capital de Minas Gerais). Além dessas, há também Vitória, a capital do Espírito Santo, mas ela possui apenas 325 mil habitantes aproximadamente. 
O rápido crescimento do número de habitantes e do tamanho dessas cidades se dá de modo, muitas vezes, desorganizado, causando o aumento de problemas como a violência, poluição de diversas formas, desmatamento, congestionamentos, enchentes, desmoronamento, favelização e volume de lixo. Contudo, esses são problemas de todas as grandes e médias cidades do país.

Economia
Fábrica da Embraer em São José dos Campos, SP.
O Sudeste é a região mais rica e industrializada do Brasil. Além disso, possui agropecuária moderna e bastante produtiva. A densidade de rodovias, ferrovias e hidrovias, além de grandes portos (como o de Santos, no Estado de São Paulo) e aeroportos facilita o transporte das mercadorias produzidas pela indústria e de pessoas para as demais regiões do país e para o exterior. Dentre os estados do Sudeste e do Brasil, São Paulo é o que concentra a maior quantidade de indústrias, muitas delas de alta tecnologia. 

Avenida Paulista na Cidade de São Paulo em 1902. Nela moravam os chamados barões do café, os ricos donos de fazendas de produção de café. Clique aqui para visualizar uma imagem dessa avenida atualmente.   

Um dos fatores responsáveis pela concentração industrial no Estado de São Paulo foi a existência das ferrovias utilizadas a partir da metade do século XIX e início do século XX para o transporte da produção de café. Depois da crise do café na década de 1920, muitos produtores que não empobreceram passaram a investir na atividade industrial e não mais em plantações. Como naquela época o transporte de longa distância de produtos e pessoas era feito principalmente por trens, os novos donos de indústrias construíram suas instalações próximas às linhas férreas para facilitar e tornar mais barato o transporte de suas mercadorias. O Estado de São Paulo era o maior produtor de café do Brasil e possuía muitas linhas férreas, o que facilitou a instalação de indústrias por quase todo seu território. Contudo, o meio de transporte ferroviário perdeu importância a partir da década de 1960, quando passou a ser substituído pelos automóveis e caminhões.  

Navegue pelo mapa abaixo e tente encontrar as capitais dos estados do Sudeste. Controle o zoom clicando em "+" e "-" para ver detalhes das cidades.


Visualizar Região Sudeste em um mapa maior

Divulgue esse material para seus colegas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário