Translate

sábado, 17 de setembro de 2011

Resumão para a prova sobre o Oriente Médio! 8ª série

Resumão para os coleguinhas do Gelvira  sobre o Oriente Médio. Não esqueça de ler também as páginas 206 à 225 do livro e o caderno! Qualquer dúvida, deixe um comentário ou pergunte durante as aulas! Bons estudos.
Datas das avaliações:
8ª B - 21/09
8ª D - 22/09
8ª A e C - 23/09 
Valor da avaliação: 3,0 pontos.  

Oriente Médio: características gerais
O Oriente Médio é uma das 5 regiões do continente asiático localizada entre a África e o restante da Ásia. A paisagem dessa região é predominantemente desértica e com poucos rios, sendo os mais importantes o Tigre e o Eufrates, localizados no Iraque e que deságuam no Golfo Pérsico.
Inclui-se no Oriente Médio os seguintes países: Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã (antiga Pérsia), Iraque (antiga Mesopotâmia), Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Catar, Síria e Afeganistão. Destes, os únicos países não totalmente asiáticos são o Egito (que tem o território da Península do Sinai na Ásia mas é majoritariamente africano) e a Turquia (majoritariamente asiático, mas com pequeno território na Europa). A Palestina não é reconhecida por todos os países como um Estado soberano. Localize esses países no mapa abaixo, bem como os mares que cercam a região:



Oriente Médio: população
Muçulmanos durante momento de oração ao deus Alá. 
Nessa região moram aproximadamente 270 milhões de pessoas, sendo a maioria delas da etnia árabe e seguidores da religião islâmica (muçulmanos). Além deles, há os judeus (em Israel) e árabes católicos (principalmente no Líbano). Não confunda árabe com muçulmano (islâmico), pois árabe é um grupo étnico, um povo, com origens, cultura e idiomas similares. Já muçulmano é o seguidor da religião islâmica! Assim, nem todo árabe é muçulmano, bem como nem todo muçulmano é árabe. 

Oriente Médio: economia 
Cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Importante centro turístico
do Oriente Médio construído com o dinheiro da venda de petróleo. 
A principal fonte de dinheiro dos países do Oriente Médio é a exploração e venda de petróleo, pois é uma região com grandes reservas do mineral. A Arábia Saudita, por exemplo, possui a maior reserva de petróleo do Oriente Médio e uma das maiores do mundo em seu sub-solo. Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar são países da região que fazem parte da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), uma organização criada em 1960 para controlar a exploração e a venda do petróleo no mundo.
Além disso, em alguns países, como Israel, se pratica a agricultura irrigada. Além dela, está se desenvolvendo o turismo em países como os Emirados Árabes Unidos, onde fica a cidade de Dubai (essa é uma cidade que impressiona pela beleza arquitetônica. Clique aqui e aqui para visualizar algumas fotos).

Oriente Médio: conflitos e guerras 
Tanque M1 dos EUA no Iraque durante a 1ª Guerra do Golfo.
Ao fundo, poços de petróleo incendiados pelas forças
em fuga de Saddam Hussein.
O Oriente Médio é uma das regiões mais agitadas do mundo. Houveram guerras como a Guerra dos Seis Dias (Israel contra Egito, Síria, Irã e Iraque), a Guerra Irã - Iraque (disputas territoriais e políticas entre os dois países), a Guerra do Golfo (quando uma coalização de países comandada pelos Estados Unidos invadiu o Iraque) e a invasão do Iraque em 2003  (quando o presidente ditador do Iraque, Saddam Hussein, foi capturado e enforcado).
Desde dezembro de 2010 o Oriente Médio e os países árabes do Norte da África vem passando pela chamada "Primavera Árabe", que são várias manifestações populares contra os governos ditatoriais e corruptos, as más condições de vida e o grande desemprego da população de vários países. As manifestações e os conflitos se iniciaram na Tunísia e rapidamente se espalharam pelo Egito, Líbia, Síria, Bahrein, Iraque, Kuwait, Líbano, Iêmen, Arábia Saudita, Jordânia entre outros. Graças à Internet e redes sociais como o Facebook e Twitter, os manifestantes puderam se organizar mais rapidamente e divulgar imagens e vídeos dos conflitos, já que em muitos casos os jornalistas estrangeiros foram expulsos dos países.

Para rever o documentário sobre a "Primavera Árabe" apresentado durante as aulas clique aqui.

Navegue pelo mapa do Oriente Médio abaixo e localize os países estudados:


Exibir mapa ampliado


GeoMetal \,,/
Para descontrair, curtam uma banda de folk metal de Israel: Orphaned Land - Sapari. O idioma cantado é o hebraico e a letra aborda temas da religião judaica.


Divulgue esse material para seus colegas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário