Se você acha a peregrinação à Aparecida do Norte no dia da padroeira do Brasil bastante movimentada, conheça a peregrinação islâmica à Meca, na Arábia Saudita (aquela cidade que todo muçulmano deve rezar voltado para ela diariamente), cidade natal do Profeta Maomé.
![]() |
Peregrinos ocupando as estradas no caminho para Meca. |
Todos os anos, a cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita e junto ao Mar Vermelho, recebe milhões de muçulmanos para um ritual histórico e religioso de desapego, arrependimento e reflexão que dura cinco dias. O Hajj, que significa "peregrinação" em árabe e começa oficialmente no sábado dia 05 de novembro de 2011, é um dos cinco pilares da religião islâmica. Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas devam ir à Meca esse ano.
A caminhada é antiga e foi realizada por todos os profetas desde antes de Maomé - que, em 628, fez a primeira peregrinação levando 1.400 fiéis à cidade.
![]() |
Muçulmanos em torno da Caaba. Eles acreditam que a Caaba é o centro do mundo e a primeira construção existente na Terra. Dentro dela está a "pedra negra", um meteorito que representa um pedaço do Paraíso. |
A história do Hajj remota aos fundamentos do islamismo, à época de Abraão, considerado pai de todos os profetas. Segundo a religião, Deus ordenou que Abraão - junto com seu filho Ismael - reerguesse os pilares da Caaba (meteorito, que fica em Meca, considerado sagrado pelos muçulmanos) e fizesse o chamamento para que o povo viesse peregrinar. O ritual implica seguir os caminhos e reproduzir atos feitos por ele.
Contam os muçulmanos que Abraão viu no sonho que estava sacrificando seu filho e levou Ismael para a morte. No caminho, foi tentado três vezes por Satanás e apedrejou-o com sete pedras. No momento do sacrifício, a faca não cortou. Deus, então, enviou o anjo Gabriel para dizer a Abraão que ele havia concluído sua prova e sido sincero. Cordeiros foram sacrificados no lugar de Ismael.
![]() |
Vista da cidade de Meca durante a peregrinação anual. |
Na peregrinação, portanto, o muçulmano caminha pelos mesmos locais da história, atira pedras em paredes e sacrifica um animal, distribuindo a carne aos pobres.
A reunião de multidões em Meca já causou muitos acidentes. Em 2006, 363 pessoas morreram num pisoteamento. Em 2004, o número foi de 244. No pior deles, ocorrido em 1990, o número de mortes foi de 1.400.
Tudo para simular os passos do Profeta!!
Localize a cidade de Meca no mapa abaixo. Tente encontrar nele a Caaba.
Exibir mapa ampliado
Exibir mapa ampliado
Nenhum comentário:
Postar um comentário